APA DE SANTA CRUZ RECEBE FORMAÇÃO DE AGENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 O Governo do Estado de Pernambuco, nas figuras da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (SEMAS) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz, e em colaboração com o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) está conduzindo um Projeto que prevê a Formação de Agentes em Educação Ambiental para a APA de Santa Cruz – Pernambuco.

O projeto surge a partir da iniciativa de promoção da Educação Ambiental no contexto das Unidades de Conservação no Estado de Pernambuco, e os recursos para a sua realização são provenientes da Compensação Ambiental – Termo de Colaboração no 16/2017.
Com o objetivo de formar os membros do Conselho Gestor da APA Santa Cruz e outros atores de interesse em agentes populares em Educação Ambiental, o projeto traz uma proposta de desenvolvimento de uma agenda prática de capacitação e da realização de atividades educativas em temas relevantes para o conhecimento, aproximação, sensibilização e construção de novas formas de relação entre a sociedade com a Unidade de Conservação (UC).
O planejamento visa a formação de 50 atores, o que será realizado em duas fases: uma Fase de Capacitação (teoria) e uma Fase de Intervenção (prática). Na Fase de Capacitação os participantes terão acesso aos conteúdos técnicos sobre Conservação da Biodiversidade e Serviços Ambientais, Geotecnologias Aplicadas a Conservação, Gestão e Legislação Ambiental, e a conteúdos sobre fundamentos de Educação Ambiental. Desta forma, os participantes poderão conhecer a UC, reconhecer sua importância, saber os serviços ambientais que ela presta, localizar seu zoneamento e as permissões de uso de cada zona, bem como entender a UC como uma estratégia de conservação à luz da legislação ambiental, e os instrumentos legais existentes para promover a utilização sustentável dessas áreas.
A formação contará com um componente prático (Fase de Intervenção) no qual os participantes terão oportunidade de executar ações planejadas por eles próprios na fase de capacitação. Para a construção desse Plano de Ação em Educação Ambiental serão levantados diversos conflitos a serem sanados na Unidade de Conservação, visando a organização das ações educativas voltadas para a mitigação destes problemas. O projeto ainda prevê uma atualização no Regimento Interno do Conselho Gestor da APA, gerando um maior envolvimento do conselho com a temática através da criação de uma Câmara Técnica de Educação Ambiental e da realização de uma capacitação em captação de recursos para Unidades de Conservação.
O projeto terá a vigência de um ano, sendo fundamental para a inclusão da Educação Ambiental como ferramenta catalizadora no processo de mudança de valores, conceitos, comportamentos e de interação de atores sociais em empresas, instituições e comunidades na APA de Santa Cruz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APA DE SANTA CRUZ